assistecagricola

Timeseg - sex: 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 18:30

Livro traz abordagem inédita sobre a dinâmica agrícola no Cerrado

Está disponível gratuitamente no portal da Embrapa para download o primeiro volume do livro “Dinâmica Agrícola no Cerrado: Análises e Projeções”. A obra busca preencher uma lacuna relacionada à produção de publicações que tratam desse tema. Apesar da existência de inúmeros livros escritos sobre o Cerrado, é a primeira vez que uma publicação aborda de forma específica o panorama espaço-temporal da agropecuária no bioma. Por meio de uma linguagem simples e com o apoio de gráficos, tabelas e imagens o trabalho visa apoiar decisões sobre processos que moldam o atual mosaico de usos da terra na região.

O livro é parte resultante do projeto de pesquisa e inovação intitulado Dinâmica Agrícola no Cerrado, coordenado pela Embrapa e produzido em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Uma rede de pesquisadores com larga experiência em análise de dados espaciais está envolvida nesse trabalho. “Esse livro é mais uma relevante contribuição da Embrapa para especialistas, sociedade em geral e, particularmente, tomadores de decisão com capacidade de influenciar positivamente no desenvolvimento agrícola sustentável do Cerrado”, afirma Celso Moretti, presidente da Embrapa.

Os editores técnicos do livro são Edson Luis Bolfe, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, Edson Sano, pesquisador da Embrapa Cerrados, e Silvia Kanadani Campos, pesquisadora da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa. Participam 29 autores de diferentes instituições. As análises consideram o período correspondente às quatro décadas passadas até projeções para os próximos 20 anos. “No livro, tratamos da mudança de paradigma do sistema de produção agrícola brasileira e mundial, cujos principais elementos são a produção agrícola ambientalmente sustentável e a diversificação”, afirma Sano. Segundo o especialista da Embrapa Cerrados, os editores do livro acreditam que essa tenha sido uma das últimas oportunidades de incluir em uma publicação os pontos de vista de alguns pesquisadores que vivenciaram o crescimento da agropecuária no Cerrado.

Contexto – a relevância de uma obra como essa se torna ainda maior na medida em que são cada vez mais complexos os desafios associados à crescente demanda brasileira e mundial por alimentos, à necessidade de maior inserção produtiva das populações rurais, à manutenção dos recursos naturais em qualidade para futuras gerações e à consolidação do País na fronteira do conhecimento em pesquisas e inovações agrícolas. Por sua vez, o Cerrado possui importância estratégica para essa segurança alimentar e manutenção da biodiversidade em razão de suas características econômicas, sociais e ambientais.

Fonte: Embrapa Cerrados Por Juliana Caldas

Outras Notícias

Trabalhe Conosco

Se você estiver interessado ou tiver alguma dúvida, envie-nos uma mensagem.

    Currículo